Mitos e verdades sobre amamentação: a preparação dos seios

1 fev

É com prazer que começo uma nova empreitada: a coluna de entrevistas especializadas. Quero aproveitar esse espaço para divulgar informações seguras que vão além do meu campo de atuação, a Psicologia.  Para isso contarei com convidados de outras áreas que fornecerão maiores detalhes sobre temas de interesses de vocês.  O primeiro entrevistado é o Doutor Marcus Renato de Carvalho, da Clínica Interdisciplinar de Apoio à Amamentação. Por ser rica e detalhada em informações, eu a dividi em quatro posts que serão lançados ao longo dessa semana. Espero que gostem! Abraços…

 

SOBRE A PREPARAÇÃO DOS SEIOS:

 

Caroline – Sempre ouvimos dizer que existem cuidados que as mulheres devem ter para uma boa amamentação. Isso é verdade? As mamas/mamilos precisam ser “preparadas”?

Dr. Marcus – As mamas não precisam e não devem ser “preparadas”, pois isso pode levar a machucados e infecções. Durante a gestação há o crescimento do tecido mamário, o escurecimento da aréola. É isso que faz com que ela se torne mais resistente para a hora da amamentação. Além disso, ocorre o desenvolvimento das glândulas de Montgomery (uns “carocinhos” na aréola), que produzem uma secreção lubrificante e anti-séptica para proteger o mamilo do atrito da boca do bebê durante as mamadas.

Algumas conhecidas técnicas, como os exercícios de Hoffman, ordenha e aplicação de pressão negativa não estão mais indicados durante a gestação. Esses métodos não induzem o parto prematuro, mas não se mostram efetivos.

 

Caroline – Há várias mulheres que fazem uso de sabonetes ou de técnicas de preparação do mamilo, como o banho de sol. Quais delas funcionam realmente?

Dr. Marcus – O uso de sabonetes nos mamilos e nas aréolas deve ser evitado por duas razões: para não provocar rachaduras e para não remover a oleosidade natural da pele. Também não recomendamos mais a exposição da mama ao sol, mesmo que por poucos minutos. Isso porque, atualmente, já se tem certeza que o que causa fissuras é a pega incorreta do bebê na hora da mamada. É importante observar se o bebê abocanha toda a aréola e não só o mamilo, o que seria a pega correta. Outro fator capaz de provocar as fissuras é oferecer o seio quando ele está muito cheio.

 

O próximo post será lançado amanhã e abordará quais fatores são importantes para a produção do leite. Espero por vocês!

Abraços!

 

About these ads

6 Respostas to “Mitos e verdades sobre amamentação: a preparação dos seios”

  1. Cristina Bonilha Branco 01/02/2012 at 23:28 #

    Muito útil!!!
    Gostaria de saber mais sobre amamentação, por exemplo, sobre o tempo que se deve esperar para trocar de seio. É verdade que nos primeiros 10 min. é só hidratação e somente depois de meia hora que há nutrição de fato? Sendo assim, devemos ficar pelo menos 40 minutos em uma mama só?

    Obrigada!

    • gestantesemcrise 02/02/2012 at 14:23 #

      Olá Cristina,
      Esse post é bem útil para as gestantes. Assim, elas não precisam se preocupar com “cuidados” desnecessários.
      Com relação a sua questão, vamos por partes. Durante a mamada a constituição do leite muda mesmo. No início, o leite garante a hidratação do bebê, mas contém elementos importantes para sua nutrição. Ao final da mamada, o leite é mais gorduroso e calórico, sendo capaz de saciar o bebê por mais tempo. Não se preocupe em relação ao tempo de duração da mamada, pois ele é diferente de criança para criança. O importante é que o bebê esvazie toda a mama antes que a outra seja oferecida. Quando você for dar de mamar novamente, começe pela mama mais cheia, ou seja, a que você ofereceu por último na mamada anterior.
      Se você tiver interesse, achei um link rico em informações atualizadas. É um texto acadêmico, mas talvez possa interessar: http://www.jped.com.br/conteudo/00-76-S238/port_print.htm
      Boa sorte!
      Caroline

  2. Morgana da Luz Wagner 29/02/2012 at 13:31 #

    Boa tarde! Não entendi bem a explicação do Dr. Marcus Renato de Carvalho em relação à amamentação. O que é o correto: o bebê abocanhar toda a aréola ou só o mamilo? Obrigada!

    • gestantesemcrise 01/03/2012 at 14:32 #

      Olá Morgana!
      O correto é abocanhar toda a auréola. Isso facilita a pega correta do mamilo.
      Abraços
      Caroline!

      • Morgana da Luz Wagner 01/03/2012 at 15:50 #

        Obrigada pela resposta, Caroline!

  3. Isabel 08/04/2014 at 16:36 #

    Estranho, pois não fiz nenhum tipo de preparação na minha primeira gestação, e sofri muito pra amamentar meu primeiro filho… a pega era correta, mas mesmo assim meu seio ficou muito machucado, a ponto de eu ter que parar de amamentar e recorrer a formula, pois sangrava muito e a dor era muito grande, meu bebe começou a vomitar leite com sangue.. Ja nessa gestação estou preparando com a bucha, o sol e as conchas, e ja notei uma diferença enorme na resistencia da pele e no formato que eu tenho certeza que vao ser de maior beneficio pra mim do que da primeira vez, quando a pele era bem fina e o mamilo era plano..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: