Você já ouviu falar em plano de parto?

22 ago

O plano de parto nasceu nos Estados Unidos e hoje é difundido internacionalmente. No Brasil, porém ele é pouco conhecido. Ele é um documento ou uma lista de planejamentos da gestante sobre a hora do parto. Pode contemplar itens como a aceitação de alguns procedimentos médicos, suas preferências sobre posições e técnicas de alívio da dor, quem poderá estar presente nesse momento, como será a interação com o bebê após o nascimento, entre outras. Um exemplo é a decisão de amamentar o bebê ainda na sala de parto, sem a separação imediata do bebê logo após o nascimento.

Em nosso país, o item mais conhecido é a busca da mulher pelo lugar ou instituição em que dará a luz. Hoje é comum que mulheres visitem hospitais e diferentes instituições de parto, visando encontrar um lugar ideal. Mas esse deve ser apenas um dos itens escolhidos pela mulher e não o único.

Infelizmente, é nítido que as mulheres brasileiras pouco sabem sobre seus direitos em relação ao parto e ao nascimento. Poder pensar em um plano de parto é tornar-se capaz de escolher, refletir sobre o que elas desejam para si e seus bebês. Um bom caminho para amadurecer o planejamento é a busca por leitura de qualidade, conversar com grupos de atenção à mulher gestante e uma relação de confiança com a equipe de saúde.  Deve-se apoiar e respeitar a elaboração de um plano de parto, pois ele é um reflexo das escolhas das mulheres!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: