O vergonhoso atendimento de saúde à gestante

29 ago

Ontem, assistimos no Fantástico, mais uma reportagem sobre o caos no atendimento à mulher grávida e seus bebês. Segundo a reportagem, na cidade de Barreiros, no interior de Pernambuco, só existe atendimento médico no hospital de segunda a quinta-feira. Bom, desse jeito só resta às gestantes parirem nesse horário pré-estabelecido. Como isso pode ser cogitado?  Ou pior, como isso pode ser aceito pela Secretária de Saúde local? O que mais entristece é o fato de que isso não é algo pontual, mas sim bastante predominante no país. Enquanto nada se faz, as mulheres e seus bebês morrem à beira de hospitais, sem a menor assistência.

Obviamente, nem todos os partos precisam de um obstetra, mas sim de uma equipe de saúde de qualidade. Parteiras são profissionais capacitadas para realizarem partos sem complicações, trabalhando em conjunto com obstetras, encaminhando casos mais graves. Contudo, o que não existe é uma equipe de saúde decente, que trabalhe em conjunto e que pense no bem-estar da dupla mãe-bebê. Interesses corporativistas e falta de competência do poder público são problemas que precisam ser combatidos.

Frente ao descaso com a população, as taxas de mortalidade materna são altíssimas no país. Elas são o reflexo da falta de assistência de qualidade ao ciclo da gravidez, principalmente no momento do parto. As mulheres precisam ser atendidas com dignidade e respeito, evitando mortes desnecessárias, traumas e perdas.

Um caminho para combater esse caos é a denúncia e postura ativa das gestantes. É possível buscar ajuda nas ouvidorias das instituições de saúde, das prefeituras e poderes públicos, além dos Conselhos de Medicina. Lute por isso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: