Sexo e gravidez: ainda um tema tabu?

28 set

Sexo na gravidez não é um tema atual. Entretanto, como se fala disso! Se o assunto não pára de se fazer discutir, podemos pensar que muitas dúvidas e questões estão em jogo. Os médicos são unânimes nesse ponto: se a mulher está bem, não há porque não fazer sexo na gestação.

Contudo, sabemos que sexo não é somente um ato biológico. Existem diversos sentimentos associados a ele, principalmente o desejo. É claro que o corpo da grávida está diferente e novos arranjos deverão ser feitos. É comum que um dos parceiros, senão os dois, tenha medo de transar. Isso deve ser levado em conta pelo casal que, então, poderá conversar sobre o assunto.

Geralmente o medo de “machucar o bebê” é a razão principal para evitar o sexo. Caso isso ocorra, pode-se pensar: o que está em jogo nessa recusa? Quais são as expectativas de cada parceiro nesse novo momento da relação? Às vezes, questões íntimas do casal e o desconforto com as mudanças de vida estão por detrás disso. Mostrar os sentimentos e falar sobre as transformações trazidas pela gravidez pode ser um bom caminho para o casal trabalhar a questão.

Anúncios

2 Respostas to “Sexo e gravidez: ainda um tema tabu?”

  1. anna 09/11/2011 às 22:29 #

    deveria ter mais informacoes como por exemplo o antes sobre o tabu na gravidez

  2. gestantesemcrise 17/12/2011 às 22:22 #

    Olá Anna,
    Interessante a sua sugestão de complementação. Várias questões contribuiram para a criação do tabu “sexo e gravidez”. Podemos pensar em alguns pontos: a) Visões religiosas, que unem o sexo à fecundação, influenciam na idéia de que o sexo é desnecessário durante a gravidez, uma vez que o feto já existe.b) A antiga visão médica de que gravidez é doença ainda ajuda na construção de diversos tabus. c) Outro ponto está relacionado ao medo de muitas mulheres sobre a idéia errônea de que podem machucar seus filhos no ato sexual. Aguardo mais sugestões! Um abraço! Caroline

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: