Grávidas e seus temores: o medo de perder o bebê

7 out

O medo de perder o bebê deve ser tratado

O medo de perder o bebê talvez seja a maior ansiedade das mulheres manifestada abertamente na gravidez.  Disso não se pode falar sem receio. E ao falar, quase que em uma confissão, quantas outras mulheres apontam que sentiram o mesmo.

Em algumas culturas, só se anuncia a gravidez após o terceiro mês de gestação. Isso porque o chamado “período de risco” já passou. De fato, é no primeiro trimestre da gestação que acontecem mais perdas. O período de desenvolvimento embrionário é determinante e as condições maternas serão postas à prova. Mas sempre que escuto uma mulher dizendo sobre esse temor me pergunto: de quê ela está falando? É um medo característico do processo gestacional ou é algo mais complexo?

Para algumas mulheres isso pode se tornar um sintoma. Desse modo, elas passam a paralisar suas vidas em função da conservação da gestação. Fazem repousos, evitam o sexo, param de trabalhar. Essas atitudes devem ser observadas por ela e pela família. Em alguns casos, a ajuda psicológica é necessária para fortalecer essa mulher e ajudá-la na construção de um novo lugar no mundo: o de uma futura mãe.

Anúncios

4 Respostas to “Grávidas e seus temores: o medo de perder o bebê”

  1. Lorena 02/08/2013 às 13:20 #

    Estou na minha primeira gestação tenho 26 anos e estou enfrentando muito esse medo .

  2. gestantesemcrise 03/08/2013 às 23:08 #

    Oi Lorena, preste atenção ao medo. Se o sofrimento for muito grande ou persistente busque ajuda. Falar sobre isso e dividir a angústia pode ajudar.
    Boa sorte.
    Caroline

  3. Bruna 05/02/2018 às 16:50 #

    Oi tenho 25 anos estou de 7 semanas e tenho medo de perder o bebê ou de simplesmente quando for fazer o ultrassom ele não ter se formado/não existir, até sonhei com isso :s. É normal pois sou mãe de primeira viagem ou devo ficar mais atenta? help

    • gestantesemcrise 06/02/2018 às 16:17 #

      Olá Bruna,
      É bastante comum as grávidas apresentarem temores em relação à saúde de seus bebês. Como a gestação é um processo no qual não temos o controle sobre tudo o que ocorre é possível que sentimentos como ansiedade e medo apareçam. Caso isso seja muito evidente ou preocupante procure um especialista para trabalhar isso.
      Um abraço!
      Caroline

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: