Desafios da amamentação: algumas dicas para facilitar o processo

8 dez

A amamentação deve ser incentivada na maternidade

A amamentação parece um tema simples, mas, com certeza, não o é! Pouco se fala dela durante a gravidez: parece que os obstetras simplesmente não consideram a relevância do assunto e o impacto positivo que ela exerce na saúde das mães e dos bebês. A baixa qualidade das consultas de pré-natal prejudica a lactação e o pós-parto. Segundo Marcus Renato de Carvalho, da Clínica Interdisciplinar de Apoio à Amamentação, é necessário apontar, para a mulher e seus familiares, a importância dos cuidados com a amamentação ainda no pré-natal.

Contudo, o que geralmente acontece são as mulheres se deparando com os desafios da amamentação na própria maternidade.  Tudo é novo, estranho e inseguro. Muitas delas têm dificuldades em amamentar e acabam recorrendo ao leite industrializado, o que é uma pena. Nada contra a mamadeira, em alguns casos ela é necessária. Mas se a mulher tem condições e quer amamentar devemos estimulá-la, dando orientações sobre o processo. Afinal, existem várias posições possíveis, técnicas e modos de tornar esse ato viável.

Algumas dicas importantes: solicite seu médico, a enfermeira ou técnica de amamentação ainda no hospital. Não saia de lá sem ter noções básicas sobre como amamentar seu bebê. Existem algumas redes de apoio que auxiliam na amamentação. Você pode pedir indicações de colegas, médicos, bancos de leite ou fazer uma busca na internet. Escolha um pediatra que privilegie a amamentação e que te veja amamentar. Ao observar o ato, ele poderá avaliar se tudo anda bem e você ainda aproveita para tirar suas dúvidas.

Esse tema é tão importante que trarei mais dados técnicos fornecidos pelo Dr. Marcus no próximo post. Aguardem…

Ah, e boa sorte nesse caminho de persistência!

Anúncios

3 Respostas to “Desafios da amamentação: algumas dicas para facilitar o processo”

  1. Marcus Renato 09/12/2011 às 9:25 #

    Prezada Caroline, parabéns pela iniciativa de divulgar o valor da amamentação e alertar as gestantes e seus familiares para a importância de se prepararem…

  2. Claudete Passos 30/12/2011 às 14:20 #

    gostaria de saber quais os riscos de amamentar duarante a gravidez.

    • gestantesemcrise 31/12/2011 às 10:18 #

      Olá Claudete!
      Meu primeiro post de 2012 será sobre amamentação! Abordarei sua dúvida, pois ela é muito importante para as mulheres que estão grávidas.
      Obrigada pela colaboração!
      Abraços…
      Caroline

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: