Grávidas podem amamentar sim!

3 jan
Amamentação

A gestação não é impedimento para a amamentação

Esse post foi escrito a pedido de uma leitora que tinha dúvidas sobre se poderia ou não continuar amamentando seu filho mais velho. Após uma busca pela leitura especializada, posso dizer que os especialistas não contra indicam a amamentação em caso de nova gravidez. Entretanto, há alguns cuidados que a mulher deve adotar, principalmente com a alimentação. Afinal, nesse momento a grávida estará alimentando três pessoas: o bebê, o filho mais velho e ela mesma. Mas isso não é motivo para comer demais, principalmente comidas calóricas e sem qualidade nutricional. O ideal é caprichar em alimentos saudáveis, ricos em vitaminas, proteínas e fibras.

Com relação aos possíveis riscos, a literatura garante que a amamentação na gravidez é segura. Em alguns casos, o leite pode mudar de gosto ou ter sua quantidade reduzida. Mesmo assim a qualidade do leite materno é mantida.

Assim, parece ser mais um mito não poder amamentar na gravidez. O Ministério da Saúde inclusive recomenda a continuidade do aleitamento. Até porque é bem provável que o filho mais velho já esteja comendo outros alimentos e o leite seria um complemento na alimentação. Contudo, converse sempre com seu médico ou membro da equipe de saúde, pois alguns casos exigem a interrupção ou desmame mais precocemente. Se a mulher decidir por fazer o desmame isso deve ser feito devagar para não prejudicar a alimentação da criança e o vínculo estabelecido entre mãe e bebê. Informações seguras sobre a nutrição do filho mais velho ainda podem ser obtidas com o pediatra, que irá orientar a mulher e a família sobre o desenvolvimento da criança.

Um abraço e um ótimo 2012!

Caroline.

Alguns trabalhos consultados e diponíveis online:

1) King, FS. Como ajudar as mães a amamentar. 4ed. Brasília. Ministério da Saúde, 2001.

http://www.fiocruz.br/redeblh/media/cd03_13.pdf

2) Andrade MAG. Aleitamento Materno.

http://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:43QiNS_k4DYJ:scholar.google.com/+amamenta%C3%A7ao+e+nova+gravidez&hl=pt-BR&as_sdt=0

Anúncios

3 Respostas to “Grávidas podem amamentar sim!”

  1. Claudete Passos 04/01/2012 às 9:50 #

    Muito obrigada pelas informações

  2. Dudley Sobba 04/01/2012 às 21:47 #

    Thanks for that cool health tip. I will definitely use it for my daughter next time 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: