A dor do aborto recorrente

18 jan

O sofrimento das perdas pode ser danoso

Algumas mulheres querem muito engravidar, mas não conseguem. Frente à impossibilidade, algumas delas recorrem a tratamentos de reprodução humana, como a fertilização in vitro. Outras mulheres conseguem engravidar sem problemas, mas após um período da gravidez o sonho de ser mãe nem sempre acontece e pode se transformar no pesadelo dos abortos recorrentes ou repetitivos. Depois de um momento feliz, ao saber da gravidez, a mulher se vê perdendo o bebê e junto com ele o projeto da maternidade.

É muito doloroso para a mulher vivenciar a perda. O processo de luto precisa ser revivido constantemente o que pode levar a queda da auto-estima e a insegurança na própria capacidade de ser mulher. Elas descrevem um enorme sofrimento, muitas vezes vividos de forma solitária. A impressão relatada é a de que ninguém poderá ajudá-la, uma vez que seu sonho não consegue se realizar. Em alguns casos, os familiares também ficam bastante abalados, sem conseguirem dar apoio à mulher.

Mesmo sendo um problema mais discutido nos casos que utilizam técnicas de reprodução assistida, diversas mulheres enfrentam a dor do aborto recorrente. Sabe-se que problemas físicos podem ou não estar presentes nesses casos, sendo importante ainda os aspectos psíquicos de cada mulher. É importante que ela mulher se fortaleça, compreendendo o que é possível ou não de ser feito frente ao sonho de ser mãe. Escutar a mulher e apoiá-la são modos de ajuda importante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: