Aspectos psicológicos importantes para uma boa produção de leite

2 fev

Um ambiente tranquilo pode levar ao sucesso da amamentação

Esse post é a segunda parte da entrevista com o Dr. Marcus Renato de Carvalho que está sendo divulgada no série Mitos e Verdades sobre a Amamentação. O tema central aborda os aspectos que influenciam a produção de leite. Aproveite!

Caroline – Muitas mulheres têm medo de não produzirem leite na quantidade suficiente para seus bebês. Como o leite é produzido?

Dr. Marcus – O leite é produzido pelo ato de sucção das mamas pelo bebê, ou seja, quanto mais ele suga, mais leite a mulher terá.

Caroline – Entretanto, algumas coisas importantes devem ser levadas em consideração como o estado psíquico da mulher…

Dr. Marcus – O processo de amamentação é influenciado pelas características da mulher. Quando a mãe não está se sentindo confortável e tranquila ela pode não liberar a ocitocina, que é o hormônio responsável pelo início da descida do leite. Esse leite “do final” da mamada é mais gorduroso, sendo capaz de sustentar mais o bebê.

É importante dizer que tudo pode influenciar a amamentação, desde um ambiente familiar propício até a chegada do bebê em um “momento” não adequado. É por isso que os aspectos psicológicos são importantes, uma vez que o leite é produzido no peito e na cabeça. A amamentação envolve uma generosidade muito grande da mulher, é uma doação. Entretanto, nem sempre ela está em condições de fazer isso.

Caroline – Então acho que podemos pensar em preparação para amamentação nesse sentido: ajudar a mulher no processo do aleitamento, ensinando técnicas e tornando o ambiente familiar o mais propício possível. A harmonia familiar e o estímulo à lactação podem ser importantes para todos os membros, especialmente a mulher e o bebê.

Dr. Marcus – Acredito que se a mãe não for preparada e apoiada, ela pode ter dificuldades para amamentar. Ao contrário do que muitos pensam o aleitamento não é um ato instintivo ou inato, mas sim uma habilidade cultural que precisa ser (re)aprendida.

O próximo post será sobre formas de amamentar o bebê. Aguarde!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: