Por que as mulheres querem a cesárea? Comentários sobre a reportagem do Jornal Hoje

13 fev

No dia 8 de Fevereiro o Jornal Hoje exibiu uma matéria bem interessante sobre as altas taxas de cesariana no país. Nota 10 para a iniciativa de uma grande emissora em entrar no mundo do mercado da assistência ao parto. Infelizmente, a nota não é tão boa em relação ao que foi exibido.

Para entender por que as mulheres “preferem” a cesariana, o Ministério da Saúde encomendou à FIOCRUZ uma pesquisa que irá ouvir 24 mil mulheres, buscando motivos para a suposta preferência. Essa iniciativa é ótima e espero ouvir as verdadeiras razões, pois o que foi exibido não reflete a realidade. As mulheres foram colocadas como responsáveis por tal fenômeno. No Brasil, as taxas de cesarianas chegam a 30% no SUS e 82% na rede privada, enquanto o recomendado é 15%.

Apresentaram-se mulheres dizendo que têm medo do parto normal, devido à dor. Bom, hoje existem métodos seguros de analgesia, ou seja, de alívio para dor. Mas a realidade é bem diferente. Poucos locais disponibilizam médicos anestesistas e outros nem garantem a presença de um acompanhante, o que é um desrespeito à Lei. Que dirá questionar o médico sobre suas condutas, como aponta o Secretário de Atenção à Saúde…

Segundo Alberto Zaconeta (presidente da Sociedade Brasileira de Ginecologia) as cesarianas só vão diminuir quando as mulheres e os hospitais mudarem a mentalidade. Bom, mas e os médicos? Não vamos discutir as cesáreas eletivas em dias de semana, o chamado “sofrimento fetal” que justifica todas as intervenções cirúrgicas, e a agenda do profissional? Afinal, pela rapidez do procedimento em casos de cesarianas, o médico pode agendar até 6 operações em um dia, bem diferente de um parto normal. Além de outros 1000 motivos como: reserva de mercado, hierarquização da saúde, baixa qualidade da assistência e etc… Será que são as mulheres que querem a cesárea ou elas foram ensinadas a querê-la?

Veja a matéria e forme sua opinião! Um abraço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: